sexta-feira, 3 de outubro de 2008

PRESSUPOSTOS DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

Neste tema, você encontrará vários materiais sobre a aula ministrada de Projeto Político e Pedagógico. Começaremos tratando da relação do Projeto Político-Pedagógico com o currículo, seu papel para uma escola democrática. Aqui também falaremos das etapas de construção do Projeto Político-pedagógico e o papel do gestor-educador.


ORIGENS DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

Democratização do ensino

Currículo e Programas

Constituição Federal 1988

Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)


LDBEN 9394/96




Qual o significado e a importância do projeto político-pedagógico para a escola?
  • Estabelecer diretrizes básicas de organização e funcionamento da escola, integradas às normas comuns do sistema nacional e do sistema ou rede ao qual ela pertence.

  • Reconhecer e expressar a identidade da escola de acordo com sua realidade, características próprias e necessidades locais.

  • Definir coletivamente objetivos e metas comuns à escola como um todo.

  • Possibilitar ao coletivo escolar a tomada de consciência dos principais problemas da escola e das possibilidades de solução, definindo as responsabilidades coletivas e pessoais.

  • Definir o conteúdo do trabalho escolar, tendo em vista as Diretrizes Curriculares Nacionais para ensino, os Parâmetros Curriculares Nacionais, os princípios orientadores da Secretaria de Educação, a realidade da escola e as características do cidadão que se quer formar.

  • Dar unidade ao processo de ensino, integrando as ações desenvolvidas seja na sala de aula ou na escola como um todo, seja em suas relações com a comunidade.

  • Estabelecer princípios orientadores do trabalho do coletivo da escola.

  • Criar parâmetros de acompanhamento e de avaliação do trabalho escolar.

  • Definir, de forma racional, os recursos necessários ao desenvolvimento da proposta.


PROJETO

A palavra projeto vem do latim pro-jicere, que significa lançar para diante, o que dá a idéia de movimento, mudança. Uma atividade intencional que o ser humano utiliza para procurar solucionar problemas, vencer desafios e metas.




NO CASO DA EDUCAÇÃO SIGNIFICA:
OLHAR PARA O INTERIOR DA ESCOLA

"Segundo Vasconcellos (2002:169)1, projeto político-pedagógico é "a sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. É um importante caminho para a construção da identidade da instituição. É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade. É um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição neste processo de transformação."

Que processos envolvem a elaboração de um projeto político-pedagógico?


  • O PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO

  • O PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO

  • O PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO
PRESSUPOSTOS DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

FILOSÓFICOS-SOCIOLÓGICOS -
Relação escola e o contexto social
EPISTEMOLÓGICOS -
Princípios, hipóteses e conhecimentos
DIDÁTICO-METODOLÓGICOS -
Como Proceder? Por qual caminho? Com quem? Com quais recursos?


O QUE PODE E DEVE SER:
PLANO GLOBAL.
UM DOCUMENTO.
CONJUNTO DE DECISÕES.
UM MAPA DE ORIENTAÇÃO.

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO É UM MEIO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR.

Como construir a identidade da escola no seu projeto político-pedagógico?


  • Localização
  • Problemas
  • Espaço
  • Comunidade
  • Alunos
  • Desempenho Escolar
  • Profissionais da escola
  • Condições físicas e materiais
  • Tempo e espaço pedagógico

Enfim: Ele vem se constituindo em espaço de formação da cidadania?

REFLITA: Que cidadão se quer formar?

Que características devem ter o cidadão para viver no mundo contemporâneo? A escola tem espaço para definir essas características? Afinal, que espaço tem a escola nessa definição?
Imagine: como você vê o futuro de um aluno daqui a dez, vinte anos?


QUE TIPO DE ESCOLA QUEREMOS?

Educação Reguladora, conservadora e limitadora dos avanços humanos...
OU
Educação que dê ênfase na formação de consciências críticas, de diálogos e promoção humana?


Como se constitui um currículo escolar?
Quem define o que e como a escola deve ensinar?

O que é Base Nacional Comum?

COMPOSIÇÃO CURRICULAR

O QUE ISSO SIGNIFICA?
Como o currículo é compreendido pelo coletivo da escola?

Multidisciplinar
Pluridisciplinar
Interdisciplinar
Transdisciplinar


Que mensagens não explícitas a escola vem passando para seus alunos? Que conteúdos vêm privilegiando? Que currículo está sendo construído – o que enfatiza o sucesso escolar, ou o que, implicitamente, se conforma com o fracasso?


PRINCÍPIOS EDUCATIVOS:

  • Considerar o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem.
  • Reconhecer que o conhecimento é construído, progressivamente, através da atividade própria do aluno e também através das interações sociais.
  • Superar a fragmentação do saber, enfatizando a interdisciplinaridade e a construção integrada de saberes, que se perpassam, de forma transdisciplinar.
  • Tomar as vivências do aluno como ponto de partida para as novas aprendizagens.
  • Organizar o trabalho escolar em torno de atividades que proporcionem o prazer de conhecer, o desejo de descobrir e de fazer e que estimulem o aprender a aprender.
  • Respeitar a diversidade dos alunos, como pessoas e como membros de um determinado grupo étnico-cultural e socioeconômico.
  • Estimular o desenvolvimento da autonomia do aluno, da sua participação na construção da vida escolar, através do incentivo ao trabalho em grupo e à aprendizagem cooperativa.


FORMAS DE CONCRETIZAÇÃO DESSES PRINCÍPIOS


A autonomia
O respeito à diversidade
O trabalho diversificado
A interação e a cooperação
A seleção de material


COMO DEFINIR FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO?

  • A opção por uma ou mais formas de organização do ensino.
  • Classes de aceleração da aprendizagem.
  • Estruturação do seu sistema de recuperação da aprendizagem.
  • Distribuição do tempo escolar.
  • Sistematização dos procedimentos de registros escolares
  • Organização de um sistema confiável de coleta e sistematização dos dados


COMO DEFINIR PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO NO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO?


Qual é o conceito de avaliação expresso na LDBEN?

Qual a estrutura de um projeto político-pedagógico?
MARCO REFERENCIAL

DIAGNÓSTICO

PROGRAMAÇÃO


SUGESTÃO:

1. Contextualização e caracterização da escola;
2. Concepção de educação e de práticas escolares;
3. Diagnóstico da situação atual;
4. Objetivos gerais;
5. Estrutura de organização e gestão;
6. Proposta curricular;
7. Proposta de formação continuada de professores;
8. Proposta de trabalho com pais, comunidade e outras escolas de uma mesma área geográfica; e
9. Formas de avaliação do projeto.


Que condições são necessárias para a operacionalização do projeto político-pedagógico?


Delimitação e organização do tempo para a discussão, elaboração e acompanhamento do projeto.
Estabelecimento de possibilidades e de limitações do trabalho da escola e definição de prioridades
Acompanhamento da execução da proposta pedagógica


PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DA ESCOLA


METODOLOGIA PARTICIPATIVA E DINÂMICA.
PERMANENTE REFLEXÃO FILOSÓFICA .


ESTRATÉGIA DIDÁTICA:


SIMULAÇÃO
VIVÊNCIA PELA ESCOLA


Ações, práticas, temos o tempo todo. A questão é ter a prática adequada, fazer "a coisa certa":
QUANDO, O QUÊ, COMO E PARA QUÊ.


A escola tem limites claros, não é a única responsável. Ela não existe isoladamente, mas faz parte de um sistema político que tem a responsabilidade de lhe dar sustentação para que possa cumprir sua função.

NESTE CONTEXTO, QUAL É O GRANDE DESAFIO DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA?

Organizar uma escola que seja ao mesmo tempo de qualidade e democrática.


"Eu gostaria" nunca fez nada;
"Eu tentarei" fez grandes coisas;
"Eu farei" fez milagres.


CORAÇÃO CIVIL (Miltom Nascimento)

Quero a utopia
Quero tudo e mais
Quero a felicidade dos olhos de um pai
Quero a alegria muita gente feliz
Quero que a justiça reine em meu país...
Quero a liberdade
Quero o vinho e o pão
Quero ser a amizade
Quero o amor prazer
Quero nossa cidade sempre ensolarada
Os meninos e o povo no poder
Eu quero ver!
São José da Costa Rica
Coração Civil
Me inspire no meu sonho de amor, Brasil!
Se o poeta é o que sonha
O que vai ser real
Bom sonhar coisas boas que o homem faz
E esperar pelos frutos no quintal!
Sem polícia, nem a milícia
Sem feitiço, cadê o poder?
Viva a preguiça, viva a malícia que só a gente é que sabe ter
Assim dizendo a minha utopia eu vou levando a vida
Eu vou viver bem melhor
Doido pra ver o meu sonho gostoso um dia se realizar!!!


BIBLIOGRAFIA:
BRASIL,Constituição (1988). Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
GADOTTI, M. Dimensão política do projeto pedagógico da escola. In: MINAS GERAIS. PROCAD. Projeto Político Pedagógico da Escola. Guia de Estudo 3. Belo Horizonte: SEE-MG, 2001.
NEIDSON, Rodrigues. Da mistificação da escola à escola necessária. São Paulo: Cortez, 1996.
SAVIANI, D. Da nova LDB ao Plano Nacional de Educação: por uma outra política educacional. 3 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.
VASCONCELLOS, C.S. Planejamento: Projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico - elementos metodológicos para elaboração e realização. 7.ed. São Paulo: Libertad, 2000.
VEIGA, I.P.A.; RESENDE, L.M.G. de. Escola: Espaço do Projeto Político-Pedagógico. 5. Ed. Campinas, SP: Papirus, 1998.

























7 comentários:

  1. Olá Jack, que legal seu blog!
    Você está de parabéns.
    Muito encontrá-la na web.
    Bjs
    Adriana Vaz

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  2. Jack, embora este tema já tenha mais de dois anos publicados me ajudou muito agora. Estou pesquisando tudo sobre Supervisão Escolar e me sinto perdida não tenho encontrado muitas respostas, pelo menos não claras. Mas sempre parabenizo pessoas como você que busca e divide conhecimento. Continue divulgando suas pesquisas pois sempre terá alguem preciando. Obrigado
    Kátia

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  3. sou secretária de uma escola e estou tendo dificuldades em elaborar o plano politico pedagógico de minha escola e gostaria de receber ajuda de um especialista por favo me ajudem

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  4. quero receber o mais rápido pois estou querendo dar pronto o quanto antea possível obrigada pela atenção me disperço com muito amor

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  5. Prezado Lourenço, este blog tem como objetivo pensar aspectos práticos e teóricos da educação. Caso queira maior detalhes, passe-me um e-mail, ok? jacqueline.zago@uab.ufjf.br.

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  6. ola boa noite!

    Gostaria de ter um modelo de plano de ação para um núcleo de atendimento ao acadêmico de uma IES. Já pesquisei mas não encontrei nada.
    Projetos de atividades. O que na verdade se faz em um núcleo acadêmico.
    Obrigada.

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  7. pesquisa mais o suficiente para desenvolver o seu trabalho,vai ler . é na leitura que descobrimos o que queremos seja bastante curioso e grande leitor.

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